xmlns:b='http://www.google.com/2005/gml/b'xmlns:data='http://www.google.com/2005/gml/data' xmlns:expr='http://www.google.com/2005/gml/expr'> Vida Cristã: A PREDESTINAÇÃO

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

A PREDESTINAÇÃO



REFLEXÃO SOBRE A PREDESTINAÇÃO – (TEXTO 2)


A Predestinação é um assunto bíblico logicamente, o verbo predestinar aparece em Romanos 8:29 e 30 e em Efésios 1:5-11, significa determinar anteriormente. Nisto temos calvinistas que dizem que são dois decretos de Deus, um determinando os que serão salvos e o outro determinando os que serão condenados ao inferno. Os arminianos já dizem que ser salvo ou condenado depende da participação do homem nisso, o homem tem livre escolha/arbítrio.

Ao estudar este assunto nas escrituras a partir de algum grande teólogo da história e tomando por base suas sistematizações, corre-se o risco de cair numa armadilha, onde se discute sem chegar a uma real definição de nada. Querer entender Deus e sua soberania partindo da limitação humana em compreendê-lo chega a ser ridículo, não se deve desprezar a história da igreja e aqueles homens sinceros no seu desejo de viver Cristo, mas se agarrar a dogmas de mentes presas aos recursos limitados do passado não faz sentido, parece para alguns liberalismo teológico pensar assim, ou talvez a loucura da crítica bíblica (ressaltando que não seguimos estes pensamentos), mas o que desejamos aqui e que se possa despir-se da ideia de tentar entender Deus partindo de teologias sistemáticas.

 Só se sabe de Deus aquilo que ele por sua vontade decidiu revelar ao homem, em Jesus não vemos preocupação em dar explicações sobre o fato de o Pai atrair para ele os que se salvariam, não vemos Jesus negando as boas novas do evangelho àqueles que no momento histórico não eram alvo de sua mensagem. O homem deseja achar explicação para tudo, mas na tentativa da teologia de explicar, acabou gerando confusão, emulação e porfia, onde cristãos disputam entre si a razão, nisto Deus já deixou de ser o centro, o alvo do viver sobre esta terra. Muitos já não abrem as escrituras e pregam Jesus, mas se agarram em pregar sistematizações e doutrinas teológicas como se o propósito de Deus para a humanidade estivesse encaixotado na teologia...

Jesus Cristo é Deus, ele não tem início de dias e nem fim, Deus não esta limitado ao tempo-espaço histórico, o tempo é para ser vivido por seres naturais que os limita, o homem está no tempo e o tempo está em Deus, não é Deus dentro do tempo, mas sim o tempo dentro de Deus de onde o que é tempo saiu. Não existe passado ou futuro para Deus, tudo está acontecendo nele, para ele e por ele, o Eterno não está limitado ao tempo, o homem é quem está, nisso dizer de Deus partindo da efêmera existência humana e correr atrás do vento.

O fato de entendermos Deus como onisciente não quer dizer presciência necessariamente, sobre a qual a predestinação caminha, da visão terrena Deus sabe de antemão (presciência), ainda que em saber o futuro que só é futuro para o ser natural, não faça Deus autor da decisão que se fará, quando pensa o fato de Deus está fora do nosso tempo, ainda o entendemos como onisciente, pois em Deus tudo é e esta sendo. Isso não se entende, mas pela fé, pela iluminação do Santo Espírito se vive e discerne sem contradições ou questionamentos. O problema em si não é o querer entender, mas muito mais o de caminhar sobre uma tentativa ineficaz de discernimento. Pensar, questionar estudar e buscar compressão sobre predestinação é válido quando se parte de Jesus e ponto, aí sim se pode concluir que os extremos calvinistas e arminianos são ineficazes no explicar este assunto.

Não pense que estejamos desencorajando o estudo das doutrinas citadas, vale o conhecimento sabendo que nelas não estão a definição, nem mesmo a possibilidade de caminhar totalmente sobre qual delas for.

A verdade é que Cristo morreu por todos, seu sacrifício não foi apenas para um número limitado de eleitos, entre as muitas passagens que nos servem de referência, citamos estas abaixo:

"Isto é bom e aceitável aos olhos de nosso Salvador; que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade.” 1Tim. 2:4
“E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.”  1 João 2:2

 “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” 2 Pedro 3:9
“Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam.” Atos 17:30

Partindo de Jesus podemos ser cheios desta graça, mas partindo do calvinismo, cada referência é direcionada para a sistemática teológica que lhes serve, se partindo do arminianismo também surgirão equívocos como, pensar que o homem tem parte na salvação crendo que o homem pode escolher pelo bem em lugar do mal, entre outras coisas que poderiam ser citadas...  

È verdade bíblica também que Deus predestinou, não refutando predestinação calvinista usando ferramentas arminianas, mas somente pelo Espírito tendo Jesus como base. Leiamos as passagens seguintes: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.” Rom. 3:23

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.” Efésios 2:8-9

“Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.”  Romanos 8:29,30

“E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade.” Efésios 1.5

Concluímos nesta breve reflexão que partindo de um pré-conceito pode-se construir base bíblica para o que quiser, por isso chamamos a que todos iniciem sua busca pelo transcendente em Jesus Cristo, “por ele tudo foi feito e sem ele nada do que foi feito se fez.”

Mais uma vez ressaltamos que muito ainda poderia ser discorrido, mas fechamos aqui pensando em uma terceira explanação sobre o tema, talvez...

Deus nos ilumine, abençoe e guarde! 


REFLEXÃO SOBRE A PREDESTINAÇÃO - (TEXTO 1)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

?????

Redes Sociail

..